Os pais andam muito ocupados checando seus celulares e deixando seus filhos sem a atenção necessária. E são as próprias crianças que reclamam.
Renata Sguissardi Rosa mostrou, aqui no Sempre Família, os dados de uma pesquisa envolvendo crianças, a qual revela que os pais estão muito ocupados checando seus celulares, deixando seus filhos sem a atenção necessária. São as próprias crianças a reclamar.
Entre os dados revelados alguns números impressionam:
“No Brasil, 71% dos pais acredita checar demais seu smartphone, e 87% dos filhos concordam com o fato de que eles exageram na quantidade de vezes que olham os aparelhos. Outros dados também são alarmantes: 65% dos pais se distraem enquanto conversam com os filhos; 48% usam o celular durante o jantar e 29% fazem isso enquanto brincam com os filhos.”
Diante deste fato, a pergunta é: como mudar, ou ao menos, amenizar este problema?
Não esqueço um conselho dado por uma enfermeira quando meu primeiro filho ainda tinha 1 mês de idade: “não tenho muito tempo livre com meus filhos, mas o pouco tempo que tenho aproveito ao máximo. Quando estou com eles, os levo para passear, tomar sorvete, jogar bola… quando estou com eles, o tempo é precioso…”.
A enfermeira dizia que seus filhos eram crianças felizes e satisfeitas com a presença dela (a mãe). O curto tempo que dispunham juntos era momento especial, em que celulares e afins não tinham vez. Isto demonstra que não importa muito o tanto de tempo que os pais possuem para ficarem junto aos filhos, mas a qualidade deste tempo é o que realmente importa
Uma das alternativas capaz de satisfazer a necessidade de interação entre pais e filhos pode estar no esporte. A atividade física, além dos benefícios para a saúde, pode dar um upgrade na relação pais\filhos.
O bem-estar e convivência da família na prática de esportes trazem benefícios a curto e a longo prazo. Mas aqui destaco a eficácia para cultivar uma relação de unidade entre a família.
Que tal começar hoje mesmo convidando seu filho para bater uma bolinha?
(via Ágora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário