Suponha que você acabou de comprar o carro dos seus sonhos: um Porsche Panamera, um Mercedes-Benz S-Class ou um Audi A8. Você cogitaria colocar o pior tipo de combustível existente, pular as trocas de óleo ou ignorar por completo as revisões sugeridas pelo fabricante? É claro que não! Quem acabou de desembolsar mais de 600 mil reais por um carro de luxo seria extremamente cuidadoso em mantê-lo nas melhores condições.
O corpo humano é muito mais belo, complexo e finamente sintonizado do que qualquer automóvel. É uma proeza da inteligência infinita de engenharia. Pense nas maravilhas de uma única célula, a complexidade do cérebro, os detalhes minuciosos do coração ou no milagre divino do nascimento. Ficamos perplexos diante do projeto cuidadosamente idealizado do corpo humano. [...]
Assim como um carro de luxo, nosso corpo também necessita do melhor combustível para dar energia à vida. Esse combustível provém da comida que ingerimos. Sem combustível de qualidade, o carro de luxo reduz o número de quilômetros por litro, perde potência, e o motor não funciona tão suavemente. Sem a nutrição apropriada, o corpo também não funciona de maneira adequada.
Uma dieta equilibrada, formada pela seleção dos melhores alimentos, provê os nutrientes essenciais necessários para o crescimento, a conservação e a energia. Quando escolhemos comida de baixa qualidade ou não comemos o suficiente até mesmo dos melhores alimentos, a máquina do corpo sofre.
E, quando comemos alimentos refinados em excesso, podemos ficar acima do peso e com carência de nutrientes vitais. Aquele que nos fez Se importa com nossa saúde, e nós também devemos fazê-lo.
— Peter Landless e Mark Finley. Viva Com Esperança, 20-21
Nenhum comentário:
Postar um comentário